Advogados

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Um baú de lembranças

Em seu segundo livro, jornalista transforma entrevistas e reportagens em boas histórias

O que um pipoqueiro, uma artista, um anarquista e um inventor têm em comum? Pouco, à primeira vista, mas não para o jornalista José Renato de Almeida Prado, que faz estes e outros personagens encontrarem-se nas 318 páginas de seu segundo livro, “Tampa de Baú”. Com lançamento previsto para o dia 8 de julho, a obra traz ainda outras 100 fotografias e em suas duas partes – “As Gentes” e “Os Fatos” – conta um pouco da história da cidade paulista de Jaú desde sua fundação, em 1853, até hoje.


O autor, que se autodefine mais como o repórter que é há mais de 25 anos do que como escritor, usou boa parte das entrevistas e reportagens realizadas para o jornal Comércio do Jahu para compor o livro. Segundo ele, a idéia de “Tampa de Baú” foi reunir fatos históricos e pequenas biografias de quem marcou a memória coletiva da comunidade local.


“A obra se fia em testemunhos, depoimentos, arquivos de jornais e outras publicações”, conta Almeida Prado. Propositadamente, a narrativa dos acontecimentos não está cronologicamente disposta, de modo a permitir ao leitor se deslocar de meados do século 19 a fatos contemporâneos e vice-versa, em um virar de páginas.

O livro foi editado pelo próprio jornalista, que buscou patrocínio na iniciativa privada para a impressão da obra, prefaciada pelo jurista e membro da Academia Paulista de Letras, Ives Gandra Martins. O texto da contracapa é do jornalista Mário Schwarz.

Os primeiros imigrantes, os carnavais do passado, a epopéia do café – que criou e destruiu fortunas -, as empresas mais antigas, a chegada da telefonia em 1857, a gripe espanhola que apavorou os moradores em 1918, a enchente que transtornou a cidade em 1922 são alguns dos relatos que o leitor encontra no livro.

Na segunda parte da obra, As Gentes, o autor traz histórias da vida de algumas pessoas que deixaram sua marca na cidade. Políticos, empresários, educadores, artistas, prestadores de serviço figuram nas páginas, como o pipoqueiro Marcílio Levorato, a artista Elza Muneratto, o músico Arnaldo Senise, que ocupou cadeira na Academia Brasileira de Música, o inventor Francisco Canhos, o cantor Cândido Botelho, o educador e anarquista João Penteado, o professor Túllio Espíndola de Castro, o jornalista David Nasser, a escritora Hilda Hilst (ambos jauenses de nascimento), entre muitos outros.

“Boa parte do material se encontrava em meu arquivo pessoal e foi reescrita com as atualizações que requeria, acrescida de outros tantos textos inéditos, redigidos unicamente para esta obra”, diz o autor. “Procurei trazer os fatos mais marcantes e as pessoas que se destacaram em suas áreas, seja na cidade ou fora dela”, comenta. “Há uma multiplicidade de personagens, de César Sancinetti, o mais famoso encanador, ao empresário Sebastião Camargo, passando pelo padre Augusto Sani e a cafetina Palmira de Souza, que também fez história na extinta zona do meretrício.”

O autor levou cerca de um ano e meio na produção do livro. A maioria das fotografias, todas em preto-e-branco, foram garimpadas em arquivos pessoais e acervos dos fotógrafos Vicente João Pedro e Ítalo Poli. Uma sequência, nos mesmos moldes, está nos planos do jornalista. “Muita coisa ficou de fora, não por falta de lembrança, mas tão-somente porque o livro ficaria demasiado extenso”, diz. “Creio já ter material para outro livro, mas preciso sentir como será a aceitação deste.”

O autor
José Renato de Almeida Prado nasceu em São Paulo, SP, em 6 de junho de 1964 e foi criado em Jaú, onde até hoje está radicado. Jornalista e advogado, iniciou sua carreira como repórter em 1986 no jornal Comércio do Jahu, ano em que passou a publicar suas primeiras crônicas e contos.
Trabalhou também como assessor de imprensa de instituições públicas e privadas e, por 15 anos, foi colaborador da revista A Granja, de Porto Alegre.
Membro da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Jahuense de Letras, é autor do livro de crônicas Prosa Fiada e Outros Goles, lançado em 2008, na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Serviço
Lançamento do livro “Tampa de Baú”, do jornalista José Renato de Almeida Prado.
Dia 08 de julho, às 20h
Local: sede social do Jahu Clube, à rua Amaral Gurgel, 298 (Centro de Jaú)
Preço: R$ 50,00
Contato com o autor: jraprado@ube.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário