Advogados

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cano Torto

Há uma lenda urbana segundo a qual qualquer forasteiro que passar por Jaú e beber da água do Cano Torto sempre retorna. Ou voltam de passagem ou para fixar morada.


O velho Cano Torto, o original, ficava na confluência das Ruas Tenente Lopes e General Galvão e servia de bebedouro para tropeiros e animais.

Segundo o professor e historiador José Raphael Toscano, já falecido, moças solteiras costumavam levar seus pretendentes que residissem em outras cidades para tomar um copinho de água, na esperança de que voltassem à cidade.

Na foto, do arquivo pessoal do senhor Ítalo Poli, o famoso.

Contra o crack


O aumento do consumo de crack no País levou o Ministério da Saúde a lançar em dezembro a Campanha Nacional de Alerta e Prevenção do Uso de Crack.
O objetivo do governo é fazer com que os jovens sejam conscientizados a não consumir a droga - um subproduto de cocaína vendido a preço baixo - por causa de seu alto poder de dependência e da grande dificuldade de recuperação, além do risco de morte.


Essa bosta mata e precisa ser combatida!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Dia 1º

Estávamos dentro do carro, rumo à casa de uma tia, quando o relógio digital do painel anunciou a chegada de 2010. Desejamo-nos o de praxe e ao descermos do veículo cumprimentamo-nos frugalmente.

À casa da tia, revê-la e aos primos, a prosa em dia, cerveja gelada, boa comida. Estendemo-nos até por volta das 3h45, pouco mais talvez.

Retornamos. Um uisquezinho para fechar a madrugada. Ela põe no DVD O Poderoso Chefão, o primeiro da trilogia. Marlon Brando extraordinário como Vito Corleone. Amanhece. Hora de deitar.

Chamo-a para perto da janela, para assistirmos ao primeiro dia do ano. Venta muito, ela abre os braços para receber as lufadas. Ao longe algumas luzes ainda permanecem acesas. Pardais, pombas, bem-te-vis principiam o ruidoso pipilar. É dia, 1º de janeiro de 2010. Estamos vivos!