Advogados

sábado, 29 de agosto de 2009

Escrever

Escrever é um ato solitário, que requer uma mistura peculiar, antagônica por vezes, de silêncio, concentração, alheamento do espírito e devaneio.
É quase um processo de loucura, que nos obriga ao mergulho na busca de fisgar uma palavra, uma frase, um sentido. Exercício de garimpo e encanto. Nunca bem compreendido.
Cá estou a rever textos que publiquei na década de 1980, dando-lhes nova roupagem, enxertando um tanto aqui, eliminando parágrafos lá. Tudo está sendo reunido com material recente, que pretendo parir em meu próximo livro, já em gestação.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Pensar com o quê?

"Existem duas classes do homem de mídia: a que pensa com a cabeça, age com o pensamento, debate idéias e não idealizadores. E uma outra que manufatura a mentira e ataca diretamente o ser humano. Esta última, eu diria: pensa com a bunda."

(Do advogado Antonio Gonçalves da Cunha, falando em nome da OAB-Jaú, em uma cerimônia de desagravo a um colega de profissão, que fora ofendido por um radialista local, em outubro de 1988)

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cara do Brasil


O show de Rolando Boldrin foi excelente. Cantador, compositor, ator, poeta, escritor, fez um espetáculo delicioso no Caiçara Clube de Jaú.


Contou causos divertidos e interpretou com maestria músicas que já se tornaram verdadeiros clássicos, como Eu, a Viola e Deus, Amor de Violeiro, Vide-vida Marvada, Aquela Flor, Seresta, Saudades de Matão e Mágoas de Carreiro (que a Léa adorou).


Tudo valeu: o show e a companhia. Depois do espetáculo, fomos jantar no Calzone: picanha de cordeiro assada. Ainda com Boldrin na cabeça, não resisti e pedi um digestivo: cachaça artesanal, que é danada de gostosa e abre o apetite.


Rolando

Eita! Hoje é dia de show com Rolando Boldrim aqui, no Jaú.
Estamos nos aprumando para ver o artista cantar seu repertório de músicas raizes e contar os causos deliciosos.
Até

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Frase

"Desmatamento - Não há exemplo mais típico de um progresso às recuadas. Vamos para o futuro sacrificando o futuro, como se andássemos nas vésperas do dilúvio."

(Euclides da Cunha)

terça-feira, 11 de agosto de 2009


O sonho

Era um sonho – desconexo como a maioria deles – ainda que não o soubesse, porquanto tudo era verossímil, aquela realidade provável, que bem poderia estar a acontecer.

As imagens, as cores, os cheiros, as falas só se revelam representações soniais quando as pálpebras descerram e, então, os sentidos saem da zona fronteiriça entre o que estava e o que realmente existe ou supomos existir.

Depois, o desdormir a incitar apurações metafísicas e a constatação de que, em verdade, o céu jamais poderia ter matizes tão distintos quanto aqueles que se apresentaram à mente durante o sono, ainda que estivesse lindo.

Era o que parecia um terminal rodoviário, com dezenas de ônibus em suas plataformas a recolher e fazer descer passageiros incessantemente. Aguardava o intermunicipal que me levaria de volta... para onde mesmo?

O veículo chegaria a qualquer momento e eu tinha de embarcar. Seria melhor escrever que tinha de usar o meio de transporte, para evitar a catacrese? Não vem ao caso agora. O fato é que senti súbita vontade de comer um hambúrguer repleto de ketchup e mostarda e rumei à lanchonete, conquanto minha consciência insistisse em gritar que essa volição me faria perder o ônibus. Dei de ombros.
Acomodei-me em uma banqueta, pedi o sanduíche e pus-me a mirar um homem e sua filha, que se achegaram um tanto depois. Quando veio o pedido, entreguei-me a devorá-lo desbragadamente, com os molhos a escorrer pelas mãos. À cada mordida, a certeza de querer estar ali, como se disso dependesse minha felicidade. Nada mais importava. Amassei na mão a passagem e ri. Era um sonho. Desconexo. Como a maioria deles.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Frase


``A única maneira de se livrar de uma tentação é sucumbindo a ela''.


(Oscar Wilde)

Êta maldade, sô!

O vídeo é maldoso... mas não há como negar que não seja divertido