Advogados

terça-feira, 30 de março de 2010

Batida de café


Para quem aprecia café, aí vai uma boa dica: a batida.

Ingredientes: 1/2 xícara de pinga 1 xícara de café forte 1/2 xícara de creme de leite 4 colheres de açúcar
Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes em uma jarra. Junte o gelo, mexa bem e sirva em um copo de batida.
A receita consta no site da ABIC (http://www.abic.com.br/scafe_receitas.html)

segunda-feira, 29 de março de 2010

Cinema


Sempre fui cinéfilo. Talvez tenha herdado o gosto de meu pai, que adorava uma fita, termo que usava para se referir a um filme.

Confesso que nunca fui - e continuo não o sendo - muito criterioso para a escolha das produções. Costumava assistir tudo o que me chegava às mãos ou estivesse a altura delas nas prateleiras das locadoras.

Hoje freno minha impulsividade por conta da Léa, mas, ainda assim, vez em quando derrapo e acabo locando algo que comumente seria recebido com o Framboeza de Ouro, aquele prêmio cinematográfico que parodia o Oscar, concedido aos piores filmes produzidos ao longo do ano.

Minhas recordações cinematográficas invariavelmente me transportam ao extinto Cine Jaú. Foi lá que assisti ao primeiro filme proibido para 14 anos de minha vida. Tinha 12 na cacunda e precisei falsificar a carteirinha de estudante do Instituto de Educação Caetano Lourenço de Camargo.

O resultado ficou grosseiro, mas consegui varar a portaria, depois de o porteiro e o inspetor de menores conferirem demoradamente minha fotografia. A fita era Doutor Jivago. Nossa! Lá se vão 33 anos desde então.

O Cine Jaú foi demolido; deu lugar a uma agência bancária, fria, impessoal. Mas o velho cinema ainda existe no coração de cada um dos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.

Para matar a saudade, a foto do belo, também do arquivo do seu Ítalo Poli.


quinta-feira, 25 de março de 2010

O futuro das grandes cidades


Uma dica, especialmente aos amigos que habitam na querida Sampa.


Diante dos inúmeros problemas das grandes cidades, com influência direta na qualidade de vida de seus moradores, e com o objetivo de levantar discussões sobre cidadania, a TV Cultura apresenta o documentário especial Cidades - o mundo que construímos, a ser exibido no próximo domingo, dia 28 de março, às 22h.

terça-feira, 23 de março de 2010

Frase

"O discurso humano é assim mesmo, um composto de partes excessivas e partes diminutas, que se compensam, ajustando-se."

Machado de Assis

sexta-feira, 19 de março de 2010

Saudade não tem idade


Em mais um resgate ao passado, o blog traz anúncio veiculado na revista O Succo, publicação quinzenal composta e impressa nas oficinas do jornal Comércio do Jahu, que se apresentava aos leitores como revista humorística, bastante crítica e um pouquinho literária. A revista circulou em Jaú entre 1919 e 1920.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Fess Parker (1926-2010)


Costumava deixar o que estivesse a fazer e corria para a frente do velho televisor Phillips, preto-e-branco, daqueles com pernas, para assistir ao seriado Daniel Boone, produzido de 1964 a 1970.

Os episódios, protagonizados pelo ator Fess Parker, retratavam a vida do pioneiro Daniel Boone e família e do inseparável amigo, o índio Mingo, em meio as dificuldades da América no século 18.

A abertura era impagável ("Daniel Boone was a man, was a big man...") e o caçador lançava sua machadinha e cortava ao meio uma árvore inteira.

Que época boa. Um brinde a Fess Parker. Com ele morre mais um tanto da minha infância.

terça-feira, 16 de março de 2010

A bela Matriz



Não há como ficar indiferente à beleza da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú. Fotografada à exaustão, ainda assim revela-se uma obra capaz de causar admiração, especialmente em registros como esse, do arquivo pessoal do senhor Ítalo Poli, com a Praça Siqueira Campos à frente. Tempo que não vivi, mas sinto saudades.

Palestra sobre perda gestacional

A portuguesa Maria Manuela Pontes desembarca no Brasil em março com uma missão: quebrar o silêncio que se ergueu em torno do tema perda gestacional.

Autora do livro Maternidade interrompida (216 p., R$ 45,90, Ágora) e presidente da Associação Artémis em Portugal, que presta atendimento psicológico a mulheres que sofreram abortos espontâneos, ela fará uma palestra gratuita e aberta ao público no dia 25 de março, das 20h às 22h, no B'nai B'rith.

O evento, promovido pelo 4 Estações Instituto de Psicologia e pela Editora Ágora, visa a debater a questão, mostrando que a dor da perda gestacional é responsabilidade de toda a sociedade.

Serviço: Palestra sobre perda gestacional com Maria Manuela Pontes
Data: 25 de março
Horário: das 20h às 22h
Local: B'nai B'rith
Endereço: Rua Caçapava, 105- 4º andar - Jardim Paulista - São Paulo
Informações: 11-3891-2576 / email: info@4estacoes.com / site: www.4estacoes.com

UBE elege nova diretoria

A União Brasileira de Escritores elegeu no dia 15 de março a nova diretoria, para o biênio 2010-2012. Joaquim Maria Botelho, jornalista e ensaísta, assume a presidência, tendo como vices o também jornalista e escritor Audálio Dantas e a poeta Renata Pallottini.

Defendendo a recuperação da relevância da entidade em temas fundamentais da política cultural, a nova diretoria já está participando ativamente das discussões da nova lei de direito autoral e planeja eventos de debates literários para breve.

A primeira iniciativa da nova diretoria é a criação do Conselho Nacional dos Escritores do Brasil, do qual constam nomes importantes no cenário literário nacional, como Lygia Fagundes Telles, Levi Bucalem Ferrari, Cícero Sandroni e Luiz Alberto Muniz Bandeira.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Dia da Juventude

Como Jaú era maravilhosa. A fotografia foi tirada em setembro de 1944, em festejo ao Dia da Juventude.

O desfile desce a Rua Edgard Ferraz. O lindo edifício à direita foi demolido e deu lugar ao banco Bradesco. Triste constatar que prédios como esse vieram ao chão sem cerimônia.

Prestação de serviço

Os internautas de todo o País contam com uma novidade que reúne boa música e uma programação toda voltada para a saúde.

Trata-se da estreia da nova Web Rádio Saúde (http://www.webradiosaude.com.br/radioonline/), que vai apresentar as principais ações do Ministério da Saúde e iniciativas de secretarias estaduais, além de executar clássicos da música brasileira.

Também haverá espaço para discussões sobre sexo e doenças sexualmente transmissíveis, notícias de doenças endêmicas e transmissões ao vivo de entrevistas coletivas sobre temas relevantes de saúde pública.

sábado, 13 de março de 2010

Cruz Credo

Ih, saia justa ronda o pontificiado do Papa Panzer, também chamado Bento 16.
O exorcista-chefe da Igreja Católica, o padre Gabriele Amorth, 85 anos, uma espécie de Chuck Norris espiritual entre os sacerdotes, disse ao jornal italiano La Repubblica que "o diabo reside no Vaticano."


O sacerdote, que comanda o departamento de exorcismo em Roma há 25 anos, disse que há, na igreja, "cardeais que não acreditam em Jesus e bispos ligados ao demônio."

Uia! Não há mais segurança em lugar nenhum!

terça-feira, 9 de março de 2010

Frase

"Aplausos, quando os não fundamenta o mérito, afagam certamente o espírito, e dão algum verniz de celebridade; mas quem tem vontade de aprender e quer fazer alguma cousa, prefere a lição que melhora ao ruído que lisonjeia."

Machado de Assis