Advogados

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Músicas e cifras

A postagem não está sendo fiel ao horário em que estou disponibilizando esses textos na rede. Agora são 5h30 e estamos tomando um Cousino Macul, cabernet sauvignon, safra 2007. O bicho é encorpado.
Léa está arrasando no violão. Repertório bárbaro, voz sem igual.

domingo, 19 de julho de 2009

Madrugada

É madrugada de segunda-feira, 20 de julho. O relógio do monitor mostra 3h40. Léa dedilha o violão e canta antigas modas de viola, raízes. Nesse instante está a emprestar sua voz à música João de Barro. Estamos tomando um vinho italiano, Dolcetto D'Alba, safra 2004 (não sei que nota daria o Saul Galvão, mas está ótimo).

Brotas

Brotas se destaca pelo ecoturismo e pelos chamados esportes de aventura, praticados nas dezenas (ou seriam centenas?) de cachoeiras que há no município.

Os tais esportes assumem nomes que para este rabiscador de meia idade soam como termos alienígenas, tais como acqua ride, canyoning, duck, kayak fun, KR9 (Kayak rafting), escalada indoor, entre outros mais palatáveis como canoagem, cavalgadas e bóia-cross (em que é craque o primo Jessé Prado Lyra).

Mas há muitos outros encantos na pequena cidade. Tal como em Jaú, é possível deparar com antigos casarões, maravilhosos, como esse da foto, que registramos no domingo. O turismo arquitetônico, além de encantar os olhos e a alma, é mais prudente ao corpo e não tem contra-indicações.

O ócio eleva e dignifica

Ieda Rhoden, psicóloga e mestre em administração defende o ócio construtivo como uma coisa importante a qualquer vivente. Esse ócio, que se traduz pelo tempo pessoal, o tempo usado livremente, segundo a psicóloga, é tão importante quanto o trabalho, a política, a religião e a família.

O ócio construtivo, conforme Rhoden, tem de ter 3 características: percepção de liberdade, encantamento e trazer desfrute.

"Se algo te deixa apático, aborrecido, não é ócio construtivo. Algo que te deixa tenso, com medo, quase pânico, que te sujeite à violência, não pode ser considerado ócio."

Viva as férias!!!! Ôlas! Hip-hip-hurra!!!!! Eia! Sus!

Trabalhar demais pode causar demência

A notícia foi divulgada em fevereiro pela BBC, mas no momento em que entro em férias, é saboroso relembrá-la.

Uma pesquisa liderada por cientistas finlandeses sugere que excesso de trabalho pode aumentar o risco de declínio mental e, possivelmente, de demência.

Demência, segundo a matéria, é um termo genérico que descreve a deterioração de funções como memória, linguagem, orientação e julgamento.

O estudo analisou 2.214 funcionários públicos britânicos de meia idade e descobriu que aqueles que trabalhavam mais de 55 horas por semana tinham menos habilidades mentais do que os que faziam o horário normal. Vixe! Olhaí: essa história de workaholic não está com nada, coisa bufada!

"As desvantagens das horas extras devem ser levadas a sério", afirmou a pesquisadora que liderou a pesquisa Marianna Virtanen, do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Frase

"Um computador tem duas operações básicas; o input - tudo que entra - e o output - tudo que sai. O que o input e o output fazem lá dentro é todo o mistério da informática."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Contagem regressiva

Tudo pede certa elevação, como já dizia Machado de Assis. Então, cá estou a sofrear o impulso de festejar antecipadamente minhas férias, que se avizinham!

Meu periodo de descanso se inicia na segundona e durante um mês estarei entregue ao ócio construtivo, dedicando-me a agradável ocupação de organizar alguns textos, reescrever outros tantos, com certa pachorra, mas muito tesão.

Contando as horas para a segunda! Até.

sábado, 4 de julho de 2009

Ôlas

Não quero trabalhar

Não quero almoçar

Só quero esquecer

E então fumo

(Tradução do refrão da música Je ne veux pas travailler)

Maus empresários

Essa turma que insiste em jogar papel em nossas garagens e quintais não perde a balda.
Incólumes, prosseguem em sua ação poluidora e incômoda.

Na semana que encerra, os eunucos que dirigem ou são proprietários do Montreal Magazine, da Redelar supermercados, do 1,99 Ortigoza contribuiram direta ou indiretamente para sujar minha garagem.

Teve quem jogou até panfleto de um consultório espiritual, que faz e desfaz qualquer tipo de trabalho, união, separação, quedas na lavoura, vícios em geral, depressão, insônia, impotência sexual, entre outros. Esconjuro!